segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Já aprendi...

... a comprar 2 kg de kiwis por 40 cêntimos! :)

Ninguém merece... (Parte III)

"Não, faz como eu digo. Eu é que sei!"

A nova Milão


Milão, capital do Império Romano do Ocidente.
Para quem se interessa por estas coisas:

http://www.rai.tv/mpplaymedia/0,,RaiTre-Report%5E23%5E43354,00.html#

This is PLASTIC!

Como podem ver, por cá não é so estudo e trabalho. Esta sexta-feira, a noite foi no Plastic [finalmente!].
A noite? fantástica!


domingo, 25 de novembro de 2007

Visita a Roma

Welcome to Disneyland!

Há turistas por todo o lado e a cidade está muito "americanizada".
Depois de um dia inteiro de chuva, o sol sorriu-nos nos restantes 3 dias. A cidade é linda e depois de andarmos uma vida inteira a ver imagens da cidade e do seu património histórico, não posso deixar de dizer que é difícil descrever a sensação de finalmente estar presente naquele ambiente que não deixa de ser mágico.

Quero muito lá voltar.

[as imagens dispensam de legenda...]



E para matar saudades dos amigos que lá habitam este ano, jantámos todos juntos e andámos a fugir ao senhor dos cocktails :P

terça-feira, 20 de novembro de 2007

O mistério dos crocodilos côr-de-rosa [Parte 2]

Desta vez acompanhado de tartarugas, o crocodilo côr-de-rosa parecia estar muito mais feliz... :P

terça-feira, 13 de novembro de 2007

Diz que vai nevar este fim-de-semana...

...e eu vou migrar para Sul! Hoje fui a Bovisa. Zona de Milão um pouco mais afastada do centro, com menos edifícios altos e menos poluição, vi pela primeira vez os Alpes a partir da cidade. E estão aqui tão perto que eu nem quero pensar no frio que vai chegar com o Inverno...

segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Comming soon...

Roma!... 15 a 19 de Novembro :)

sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Quando perguntas...

...a um italiano se prefere Milão ou Roma, é possível que ele te responda Lisboa!

Cá em casa come-se assim:

Ninguém merece... (Parte II)

Ouve-se por aqui dizer que o único problema entre a Itália e a Espanha é a França, que está no meio. Pelos vistos, Napoleão não deixou muitas boas impressões por aqui ou então é daqueles casos "quanto mais me bates mais gosto de ti".

Ninguém merece...

...aulas de Teoria e História do Restauro em italiano. Ao menos, na aula em inglês, conhecem-se Polacas...

Parabéns à Marta!

A Marta no Lago Como. O paparazzi não conseguiu passar despercebido mas Marta foi simpática, posou para a foto e exibiu o seu fabuloso sorriso. Os sinceros parabéns de todos os seus fãs de Milão.

É verídico! O momento por que todos esperavam chegou! Estou de volta às actualizaçoes periódicas... :P
Entre o escutar de um álbum dos Daft Punk que o Luís pôs a tocar e calcular médias de cérceas de edifícios na cidade de Milão, lembrei-me de postar mais um. E este é dedicado à cidade de Turim (visita para breve!).

Roisin Murphy @ Magazzini Generali

7 de Novembro. A Sra. Moloko chega a Milão. A entrada é livre e a noite está fantástica...
A música? BRUTAL!

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Actualizações para breve!

Nãotempo. Tenho de ler um mega livro. Depois conto novidades (elas existem e andam aí!). Até breve!

sábado, 27 de outubro de 2007

Resumo da semana (com direito a festa-surpresa)

Depois de uma viagem a Verona na terça-feira, na quarta tive direito a uma festa de aniversário surpresa na casa da Marisa, da Teresa e do Tiago. Fui dos primeiros a chegar e nem me apercebi o porquê da porta do quarto estar constantemente fechada ou a abrirem com muito cuidado para não puder ver o interior. A Helena tinha ficado de fazer o bolo, mas como decidi fazer-lhe companhia de tarde, estraguei-lhe os planos. Mas os dotes culinários do Romeu deram-me o direito a ter um de chocolate recheado com Nutella e com pintarolas a desenhar o meu nome. E quando as luzes se desligaram, lembrei-me de dizer: "Agora só falta cantarmos os parabéns!" E, nisto, sai pessoal do interior do quarto a cantar-me os parabéns com o bolo na mão. Não contava mesmo com isto e só posso dizer que adorei...
Obrigado, amigos!



Ontem, quinta-feira, cozinhei o jantar para o Luís e para a Nicoletta, que vivem comigo. Posso afirmar que tenho alguns dotes culinários mas descobri, através da minha colega de casa, que só se for italiano é que posso cozinhar
bem pasta (vulgar massa, em português). Porquê? "Porque pasta é italiana. Só os italianos é que sabem cozinhar pasta, porque pasta é italiana. Se for uma pessoa de outro país, não a sabe fazer. Eu não sou portuguesa, não sei cozinhar bacalhau, porque bacalhau é português."
Faz todo o sentido, não? Vamos ser realistas. Cozinhar massa é muito complicado... É incrível confirmar que ainda existe nacionalismo ridículo num mundo globalizado.
A noite acabou no "The Club", festa ESN das quintas-feiras. Foi uma noite muito produtiva e cultural porque descobri o que é uma "pelica" (longa história...).


Hoje, de volta a casa depois de jantar na casa do Miguel, já à meia-noite, eu e o Luís reparámos num senhor a sair de uma padaria com um saco de pão. Na expectativa de comer o primeiro pão de jeito desde que nos encontramos em Itália, entrámos e perguntámos se estava a vender pão àquela hora. "Não são italianos? Ofereço-vos!", disse, dando-nos um pão gigante para as mãos.
Ganhou dois clientes.

Viaggio a Verona [23-Out-2007]

A viagem demora quase 2 horas, mas o resultado vale a pena. Madrugámos para conseguir ver tudo num dia (acordámos às 6h30, facto insólito!, e toda a gente marcou presença). A cidade, bastante medieval mas com uma presença romana muito forte, está cheia de cor, as fachadas estão repletas de frescos e as ruas têm movimento. Sendo a cidade de Romeu e de Julieta, não podia deixar de ser bastante romântica. O nosso próprio Romeu teve presença obrigatória.
À noite, depois de muitos quilómetros andados, sentamo-nos numa esplanada e descobrimos uma palavra italiana que não têm presença no dicionário: "corpeto". Mas o seu significado é algo do género "se és turista, eu engano-te". É uma taxa virtual por consumires pratos típicos como a pasta ou a pizza. Já estou habituado a não ver preços marcados em lugar algum, mas o estranho é que, até quando o preço está marcado, pode eventualmente aparecer uma taxa extra. Justificação italiana: "Corpeto? É o corpeto". O que uma pessoa aprende por estes lados no centro da Europa...
Mas que cidade linda...

Hospital de Filarete (Ca' Granda)

Estou a ficar decepcionado com a forma que os Italianos tratam o património. É impossível ver um edifício, tirar uma foto, sem ter qualquer ruído visual. Há um emaranhado de cabos que formam uma enorme teia de aranha pelo céu, carros estacionados em 2ª fila, nos passeios, nas entradas principais dos edifícios. Sinais de trânsito constantes em que a informação é "esquecida" já com 3 ou 4 cartazes de há meses atrás mal colados e rasgados. O espaço público é desastroso. Mas este edifício, no qual funciona o núcleo central da Università Statale de Milano, é lindo. Mas seria melhor se não houvessem caixotes de lixo em fila espalhados no pátio central ou se a recuperação do edifício integrasse melhor o que é antigo e o que é novo. Uma verdadeira confusão. Tal como tudo aqui em Itália...

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Domingo turístico

O dia começou bem. Acordei cedo (uma acção rara nos dia que correm...) e fui até à Piazza Duomo. Na Via Torino, fui abordado por um rapaz muito bem vestido chamado Luca que me perguntou se eu sentia stress. Como havia um teste de stress (gratuito!) e a curiosidade era grande, lá entrei numa loja mas, surpresa a minha, tinha de ver um filme muito aborrecido de 30 minutos. Resumindo a história, tinha de me converter à Igreja da Cientologia do Tom Cruise a da Nicole Kidman e, como a vontade não era muita, lá voltei aos meus planos iniciais turísticos. Já estava na altura...